5 de agosto de 2012

Livro: Deuses e Heróis ²

Olá,

Em continuação do post anterior, que falava da origem do Universo segundo os gregos. Agora vou falar dos 12 deuses principais do Olimpo.


Poseidon: Filho de Cronos e Réia. Quando o poder foi dividido entre os irmãos, ele ficou como o Senhor do mar, ocupando a posição logo abaixo de Zeus. Casou-se com Anfitrite, que lhe deu Tritão, e teve enorme prole com inúmeras concubinas. Possuia magnífico palácio no fundo do mar, mas encontrava-se em companhia dos outros deuses, na maior parte das vezes. Embora fosse aliado dos gregos na Guerra de Tróia, foi perseguidor implacável de Ulisses para vingar seu filho o ciclope Polifemo.

Hades: Filho de Cronos e Réia. Reinava sobre os mortos no seio da terra e seu reino também era chamado de Hades. Majestoso e tranqüilo, raramente deixando seus domínios, subiu das profundezas da terra até o campo de Nísia para raptar a filha de Deméter, Core, que, como rainha do Hades, passou a ser chamada de Perséfone. Na luta contra os Titãs, Hades recebeu dos ciclopes um capacete que o tornava invisível, indicando a etimologia de hades: a = sem, idein = ver.

Hera: Filha de Cronos e Réia. Irmã e esposa de Zeus, mãe de Hebe, Ares e Hefesto. Ciosa a sua posição como rainha do Olimpo, altiva e ciumenta, perseguia implacavelmente as amantes do marido e seus filhos. Defensora dos amores legítimos era venerada como protetora do casamento e da família.

Atena: Filha de Zeus e de Métis, a Sabedoria. Ansioso para ser ele mesmo o possuidor da sabedoria e tendo ouvido profetizar que um filho de Métis lhe arrebataria o poder, ele engoliu a esposa. Métis estava grávida de Atena, que passou a estar dentro de Zeus. A deusa nasceu da cabeça do pai vestida e armada com lança e escudo. Guerreira de grande bravura era defensora da polis e de suas leis: o epíteto Palas tem o significado de protetora. Deusa da inteligência, da razão e do equilíbrio, presidia as artes e a literatura e era invocada como padroeira dos artesãos. Era a única filha que podia usar o raio de Zeus. Foi a primeira das três deusas a obter de Zeus o privilegio de permanecer virgem. Por isso era chamada também de Párteno, a virgem, daí o nome do templo dedicado a ela: o Pártenon. Acima de qualquer atributo era Atena que instaurava a Justiça de Zeus.

Afrodite: Deusa da geração de Urano. Afro (Aphros) significa espuma. Mãe de Eros, deus do Amor. Era deusa do Amor e da Beleza, alegre, brincalhona, vaidosa e irresistível e, às vezes, destruidora: capaz de tirar o juízo a deuses e mortais. Poderosa, é digna de veneração se pensarmos que é tão antiga quanto o deus do Tempo (Cronos).

Apolo: Filho de Zeus e Leto (filha dos titãs Céos e Febe). Nasceu na ilha de Delos chamada pelos gregos de umbigo do mundo. O melhor para personificava o ideal grego: Kalos Kagatós, o Bem e o Belo. Apolo era venerado com o deus da Luz que guia o carro do Sol, e seu outro nome, Febo, significa brilhante. Era o grande arqueiro, o deus do Arco de prata e da Flecha de grande alcance. Tinha também a lira de ouro. Ensinou a arte da cura e teve como filho Asclépio, o maior curador entre os homens. Era o deus da adivinhação, medicina, musica e luz. Em seu templo de Delfos tinha o seu oráculo (o famoso Oráculo de Delfos).

Ártemis: Filha de Zeus e Leto(filha dos titãs Céos e Febe), irmã gêmea de Apolo também chamada de Cintia por ter nascido na montanha de Cintio, em Delos. Uma das três deusas virgens do Olimpo. Era a deusa Caçadora e Senhora da Floresta. Protegia os animais em especial a corça. Assim como Apolo era o Sol, ela era a Lua, chamada também de Febe e de Selene, mais uma vez confundindo-se seu nome com o da filha do titã Hiperíon, irmã de Hélio, deus do Sol, com quem era confundido Apolo.

Hermes: Filho de Zeus e Maia (ninfa do monte Cilene, a mais bela das filhas do titã Atlas irmão de Prometeu e Epimeteu. Pai de Taígeta, Electra, Alcíone, Asterope, Selene, Mérope e Maia, as Plêiades). Era o mensageiro dos deuses, usava sandálias aladas e um chapéu com asas, assim como o seu caduceu. Era deus do comércio e protetor dos ladrões.

Ares: Filho de Zeus e Hera. Deus da guerra, rejeitado pelos deuses e por ambos os pais e os homens. Era amante de Afrodite, mulher de Hefesto, e foi ridicularizado quando o marido da deusa lançou uma rede sobre o par, espondo-os aos risos e escárnio de todo o Olimpo. Era venerado na Trácia.

Hefesto: Filho de Hera e Zeus. Tendo tomado a defesa da mãe em uma das brigas do casal, Zeus o lançou fora do Olimpo. Caiu na ilha de Lemnos tornando-o coxo. Tétis e Eurínome o recolheram e levou-no para uma gruta submarina onde fez sua aprendizagem trabalhando o ferro, o bronze e os metais. Teve mulheres de grande beleza. Teve Afrodite como esposa, mas esta o rejeitou. Então se casou com Aglaia, a mais bela das Graças (Aglaia, Eufrósina e Talia. Eram filhas de Zeus e Eurínome, filha do titã Oceano. O mito sempre mostra as Graças sempre juntas, personificando encanto e beleza).

Héstia: Irmã de Zeus. Uma das três deusas que se mantiveram, porém desempenhou um papel menor que as outras deusas. Era a deusa da Lareira e protetora do lar (o último livro da série Percy Jackson, O Último Olimpiano, menciona esta deusa). Tal como na casa, a lareira era o centro, todas as cidades tinham um lugar central para o fogo consagrado a Héstia, o qual nunca podia se deixar extinguir.

Devo confessar que o meu deus favorito é Poseidon e Apolo. Poseidon é porque ele é deus do mar e meu elemento favorito é Água (o meu elemento é Ar, mas mesmo assim...). E Apolo porque eu acho lindo esse nome e ele...tem um certo charme. Sem falar que é o deus da medicina e música (♥3♥).

E de vocês, qual deus favorito?

Até,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado.
Comentários escritos com palavras de baixo calão serão deletados.
Comentários feitos, comentários respondidos.
Obrigada e sejam bem-vindos.