2 de agosto de 2012

Livro: Deuses e Heróis


Título: Deuses e Heróis
Autora: Zelita Seabra.
Editora: Record.
Páginas: 167 páginas. 

Depois de Alice no País do Espelho, peguei um livro na biblioteca que fala sobre mitologia grega, uma das minhas favoritas. Assim que vi o título sabia que falava de alguma coisa do gênero. A autora fala com simples palavras e de fácil compreensão sobre as histórias dos deuses do Olimpo. A origem deles, o que aconteceu, traições, titãs e titânides, Pandora, entre outros. Depois fala de alguns principais heróis da mitologia como: Perseu (a história não é a mesma de A Fúria de Titãs), Héracles (Hércules), Jasão e os Argonautas, Os heróis de Tróia, Ilíada e Odisséia. Bem resumidamente o livro fala das coisas principais sem embolar. No final do livro tem até um quadro genealógico dos deuses. E também te como se fosse um dicionário explicando sobre ninfas, alguns mitos e outros.

Achei tão interessante que vou colocar aqui. Vou separar em partes porque senão fica muito grande. :-)
Vou tentar explicar um pouco da suposta origem dos deuses e do mundo segundo os gregos antigos, a chamada Teogonia:

Caos é o vazio primordial, nas sagas nórdicas ele é representado como yawning gap – um imenso -, mas também era matéria dotada de energia. Caos gerou ÉrebosSombra - e NixNoite (na mitologia egípcia o nome é Nut, mas isso não vem ao caso). Érebos por ser fraco demais foi assimilado por Nix tornando o epíteto da Noite: Noite sombria.

Nix é a entidade feminina destinada a nunca dar à luz por união do amor. Ela gera por separação. Sendo assim cria-se um trio: Moros, Ker e Tânatos. Moros é o lote, que separa a vida e morte; Ker é o espírito vingador do morto e Tânatos é a própria morte.

Na outra geração surgem Hipnos e Oneiros, o sono e o sonho respectivamente (daí vem a expressão onírico).

Em gerações sucessivas: o par Sarcasmo e Angústia; as Hespérides – as guardiães das portas do poente, da soleira onde termina o dia e desce a noite; Keres (Parcas) – distribuidoras – uma fia o fio da vida, que a outra mede e a terceira corta; Nêmesis – a punição divina.

Seguem-se a estes: Geras – a velhice maldita; Eris – a discórdia; a luta violenta; Lethe – o esquecimento; Ponos – a fadiga; Algos – a dor; Horcos – o juramento de vingança. Encerrando a geração de Noite e de Caos, surgem: Disputa; Mentira; Combates assassinos; Palavras equívocas

A luz ilumina três personagens, Tártaro, Géia e Eros.

Tártaro, habitação nas profundezas onde gerações divinas lançarão seus inimigos.
Eros, como o mais belo dos deuses imortais (o famoso Cupido).
Géia, de vasto seio, gera Uranoo Céu – e com ele forma par e com isso surge o amor. 

O Céu cobre a Terra com amor e da união dos dois nasce os Titãs, as Titânides e outros seres descomunais. Mas Urano não permite o nascimento deles, então os empurra para dentro do ventre da mãe Terra.

Em Cronos nasce ódio ao pai que não o deixa existir. Géia, sufocada com a massa de filhos em seu ventre, trama com Cronos a libertação. Dá ao filho uma foice e, quando Urano vem se deitar com ela, Cronos sai e mutila as partes viris do pai.

Do sangue caído na terra nascem as Erínias – deusas justiceiras. Do esperma, que Oceano recebe em forma de espuma, nasce Afrodite. Cronos liberta seus irmãos e irmãs. Cronos casa-se com Réia; Oceano com Tétis; Céos com Febe

Cronos fica sabendo que um dia um fiho de Réia o mataria, então devora cada filho ao nascer. Réia trama para conseguir fazer viver o novo filho que está esperando. Assim que ele nasce, ela o esconde na ilha de Creta e entrega ao marido uma pedra envolta em roupinhas de criança. Cronos engole, descobre a traição e entra em fúria. Zeus, o filho que escapou, logo em seguida aparece já homem, vence o pai e obriga-o a vomitar os irmãos. Logo é desafiado pelos Titãs.

De um lado, apoidado por seus irmãos, comanda Zeus, possuidor de armas poderosas: o raio e o trovão. Como aliados recorre aos Hecatonquirosmonstros de cem braços e cinqüenta cabeças, que estavam aprisionados nas trevas. No campo adversário, Cronos e todos os Titãs. A luta termina com a derrota dos Titãs.

Prometeusignifica previsão (vem de promantis) - e Epimeteu – significa idéia que surge depois do ato – filhos do titã Jápeto. Epimeteu criou os homens sem meios de proteção, mais fracos que os animais. Arrependeu-se e pediu auxilio ao irmão. Prometeu subiu ao Céu, chegando ao Sol, acendeu uma tocha e a trouxe  para a Terra. Entregou aos homens. Zeus jurou vingar-se. Não retoma o fogo sagrado, mas envia aos homens um mal: a criação maldita das mulheres, flagelo terrivel, instalado no meio dos homens (¬,¬). Encarregou Hefesto de fabricar algo muito perigoso, mas bonito aos olhos. O deus criou uma donzela tímida que irradiava beleza e que os deuses cobriram de adornos. Chamava-se Pandora – significa dádiva de todos. Zeus mandou para Epimeteu, que aceitou de bom grado.

A jovem trazia uma caixa (ou um jarro, como alguns chamam) que os deuses lhe tinham dado com a condição de que não a abrisse. Pandora, com curiosidade incontivel, abriu a caixa (daí vem a expressão “curiosidade mata”). Daí jorrou inúmeras pragas, tristezas e males para a humanidade. Pandora, assustada, fechou rapidamente a tampa e só conseguiu manter a Esperança. A ira de Zeus voltou-se para Prometeu, que foi capturado e acorrentado em uma rocha no Cáucaso, que na verdade não era só um castigo.

Zeus tinha conhecimento de uma profecia segundo a qual, um dia, um filho o destronaria: tencionava coagir a Prometeu revelar-lhe o nome da criança e da mulher de quem nasceria. O titã recusou-se. Então foi submetido a uma tortura: uma águia viria cada dia bicar-lhe o fígado, mas nada aplacou a vontade de Prometeu.

Quando o titã é libertado há duas versões: uma Quíron, o Centauro se ofereceu para ficar em seu lugar; outra Héracles (Hércules) abateu a águia com uma de suas flechas envenenadas e liberta Prometeu com o consentimento de Zeus.

Após a guerra com os Titãs, Zeus dividiu o poder com os irmãos: este ficou com o domínio dos céus; Hades com o domínio do mundo dos mortos e Poseidon ficou com o domínio dos mares. Mesmo tendo suas províncias, os deuses se reuniam no Olimpo onde também faziam banquetes e comemorações. Os maiores deuses eram doze - incluindo Zeus.




No próximo post eu coloco um resumo sobre os 12 deuses principais do Olimpo.

Até, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado.
Comentários escritos com palavras de baixo calão serão deletados.
Comentários feitos, comentários respondidos.
Obrigada e sejam bem-vindos.